Sala de Aula do Futuro

A SISip, em parceria com o Fabricante Promethean, tendo em conta a sua experiência e o acompanhamento temporal de implementação de soluções interativas/digitais na área da Educação vem por este meio deixar aqui alguns tópicos que considera fundamentais nesta temática, tais como:

Na Sala de Aula do Futuro temos de assegurar que temos o espaço e a tecnologia definidos para suportar os diferentes tipos de atividades pedagógicas que irão dar os resultados pretendidos de uma sala de aula para aprendizagens diferenciadas.

A Sala de Aula do Futuro, identifica aspetos específicos de Ensino e Aprendizagem para ajudar a reimaginar os espaços físicos, os recursos, a mudança de papeis entre alunos e professores e como suportar diferentes estilos de aprendizagem.

Cada sala procura responder a “inquietações pedagógicas” diferentes, pelo que “as tipologias são muito diversificadas”, podendo ser implementadas de forma faseada.

As Salas de Aula do Futuro – podem ter várias valências, tais como, estúdio para vídeo e fotografia, robótica, mesa e quadro interativos, tablets para pesquisa, impressora 3D e espaço “snoezelen” (de relaxamento pelos sentidos).

Um dos grandes objetivos destas Salas de Aula do Futuro vai passar por promover a melhoria das aprendizagens e do sucesso escolar, sendo que a SISip e a Promethean já fazem parte desta realidade visto que existem atualmente alguns projetos implementados e outros em execução.

As palavras chave que também defendemos para este conceito de Sala de Aulas do Futuro deverão passar por ser:

  • INTERAGIR
  • APRESENTAR
  • INVESTIGAR
  • CRIAR
  • DESENVOLVER
  • PARTILHAR

prom_pt

Para mais informações e apoio a novas ideias sobre esta temática poderá contatar com a SISip